Check List da montagem do aparelho ortodôntico para cirurgia ortognática

Dr. Augusto Pary e Equipe Faciale

 

Brackets bem colados – O aparelho ortodôntico é utilizado para bloquear o paciente durante a cirurgia e, portanto, é fundamental que os Brackets estejam bem colados. Além disso, os ganchos dos brackets ou Kobayachis são utilizados no período pós-operatório para a utilização de elásticos e controle da oclusão. Caso os brackets caiam no momento da cirurgia, além de dificultar o bloqueio maxilomandibular, também comprometem o período pós-operatório, pois o cirurgião não conseguirá utilizar elásticos.

A recolagem dos brackets após a cirurgia é difícil devido a dificuldade de abertura de boca e a sensibilidade pós-operatória, portanto, certifique-se que todos os bracketes e bandas estão seguras antes da cirurgia.

Fio retangular pesado e passivo – Um arco retangular de aço que preencha o máximo possível o “slot” dos brackets normalmente é indicado para cirurgia ortognática. O objetivo é que ele esteja totalmente passivo e, portanto, é importante que este arco seja instalado pelo menos 3 semanas antes da cirurgia.
Brackets dos incisivos inferiores na posição correta – A colagem dos brackets inferiores pode influenciar na obtenção de um bom overjet no momento da cirurgia. Os brackets colados muito próximos à borda incisal impedem que o cirurgião estabeleça um overbite adequado. O overbite ideal e desejado no momento da cirurgia é de 3mm e, portanto, os brackets inferiores devem ser colados pelo menos 3mm abaixo da borda incisal.

Brackets com ganchos integrados e instalação de Kobayachis – Tradicionalmente o preparo do aparelho para cirurgia envolve a instalação de esporões soldados no arco ortodôntico em todos os espaços interproximais. Nós, entretanto, preferimos utilizar os ganchos integrados dos brackets ou Kobayashis 012” (0,30mm) instalados em brackets que não possuam ganchos. Acreditamos que isso garante um controle mais preciso da oclusão. Além disso, evita que o arco se deforme, o que acontece caso elásticos sejam instalados sobre esporões soldados no arco no período pós-operatório. Notar que os Kobayashis devem estar voltados sempre para cervical dos dentes e devem ser rígidos o suficiente para permitir a instalação dos elásticos sem deformar. Os Kobayashis 0,30mm normalmente garantem rigidez necessária.

Amarrilhos de fio de aço – Os elastiques devem ser substituídos por amarilhos de fio de aço para cirurgia ortognática. Preferencialmente os amarilhos de fio de aço devem ser colocados de forma individualizada e não em cadeia. Caso o ortodontista prefira instalar em cadeia, deve se certificar que o cirurgião não precisará seccionar o arco durante a cirurgia para realizar uma segmentação. Caso precise, o arco se soltará se for em cadeia.

Aparelho preparado para cirurgia ortognática – notar o arco retangular instalado 3 semanas antes da cirurgia, os brackets com ganchos integrados e os Kobayashis voltados para cervical. Os kobayachis devem ser do fio mais rígido possível. Esta forma de montagem incomoda menos o paciente do que esporões no arco e permite um melhor controle da oclusão.