Rinoplastia

Eu sou candidato à Rinoplastia?

Você é um possível candidato à rinoplastia se você apresenta alguma destas características abaixo:

  • A base do meu nariz ou meu nariz todo é muito largo
  • Tenho um nariz que parece muito pequeno ou muito grande em relação ao tamanho do meu rosto.
  • A ponta do meu nariz é muito larga e sem definição.
  • Tenho giba nasal. O osso do meu nariz é ressaltado.
  • Tenho um nariz desviado / assimétrico.
  • A ponta do meu nariz é caída.
  • A ponta do meu nariz é muito elevada e minhas narinas ficam muito aparentes.
  • Quando inspiro, a porção acima da asa do nariz entra e obstrui a passagem de ar.

Tipos de Nariz

Feminino

Mais curto e mais estreito do que o nariz masculino. O dorso nasal pode ser reto ou a ponta pode ficar levemente acima do restante do dorso. A ponta também é um pouco mais elevada.

Masculino

Normalmente apresenta levemente mais largo e longo do que o nariz feminino. O dorso nasal deve ser preferencialmente reto.

Dimorfismo sexual na rinoplastia:

Um dos mais importantes conceitos de estética é o dimorfismo sexual. O homem apresenta estruturas faciais diferentes da mulher e estas características devem ser respeitadas.

Homem com nariz com características femininas não são desejáveis. A ponta deve ser levemente mais larga, assim com o dorso é mais projetado e reto.

A mulher pode apresentar o dorso levemente côncavo ou reto dependendo da preferência da paciente. A ponta e base nasal devem ser mais estreitas.

Asiático

Mais curto e mais estreito do que o nariz masculino. O dorso nasal pode ser reto ou a ponta pode ficar levemente acima do restante do dorso.

Negro

Mais curto e mais estreito do que o nariz masculino. O dorso nasal pode ser reto ou a ponta pode ficar levemente acima do restante do dorso.

Rinoplastia Étnica:

A rinoplastia étnica se refere ao conceito de planejamento estético baseado na diversidade de características faciais e estruturais encontrado nas diferenças raças.

Estudos já revelaram que a estética facial é um conceito biológico que transcende cultura ou raça e que características raciais sutis são importantes para a naturalidade do resultado. Tentar transformar um nariz de asiático ou negro em um nariz caucasiano não é desejável. No entanto, a suavização de características raciais muito marcantes pode trazer grande benefício estético.

Para pacientes negros, asiáticos ou mestiços que apresentem estas mesmas características, o aumento de dorso, definição de ponta e redução da base nasal são técnicas normalmente utilizadas. As cartilagens são enrijecidas com enxertos cartilaginosos.

Técnicas Cirúrgicas

Enxertos tipo Spreader

Usado para corrigir ou prevenir deformidades no Dorso do tipo V “invertido”. Também usado para corrigir ou prevenir disfunção valvular interna.

Este tipo de enxerto é usado em quase toda rinoplastia estruturada. Especialmente quando o dorso é reduzido ou quando já existe disfunção valvular.

Enxerto de Alar

O enxerto de alar é posicionado logo acima da margem superior das narinas. É utilizado para corrigir ou prevenir deformidades da asa nasal. É um enxerto usado especialmente em pacientes que apresentam as asas nasais retraídas, expondo mais as narinas lateralmente. Também é utilizada para asas pinçadas, onde existe um marcação na pele anti-estética entre a ponta do nariz e a asa.

Notar na foto de antes, a retração da margem da asa nasal resultando em maior exposição lateral. Foi realizado enxerto de margem alar para correção da deformidade.

Definição de ponta

As técnicas para definição de ponta nasal são variadas dependendo do tipo de pele, da anatomia, e da rigidez das cartilagens.

Estas técnicas incluem:

  • Remoção de um segmento da porção superior da cartilagem da ponta, tornando a ponta menor.
  • Suturas (pontos) nas cartilagens que definem a ponta do nariz com o objetivo de estreitá-las.
  • Enxertos de ponta – Usados especialmente em pacientes de pele espessa.
  • Reposicionamento das cartilagens da ponta do nariz – Esta é uma técnica mais elaborada que tem como o objetivo alterar o posicionamento das cartilagens do nariz orientando de uma forma que os pontos de definição da ponta se tornam mais visíveis na pele.

Osteotomia Nasal

Sempre realizada quando a base nasal se encontra muito larga ou quando existe assimetria na base nasal esquelética. Algumas vezes também é utilizado após grandes reduções de dorso com o objetivo de restaurar a anatomia triangular dos ossos nasais.

Notar na foto de antes, a retração da margem da asa nasal resultando em maior exposição lateral. Foi realizado enxerto de margem alar para correção da deformidade.

Redução de dorso Nasal

A redução do dorso é indicada especialmente para pacientes que apresentam giba nasal, projeção óssea e cartilaginosa anormal no dorso do nariz. A giba é um dos maiores motivos pelo qual os pacientes procuram rinoplastia.

A redução normalmente é feita por desgaste ósseo e cartilaginoso. Frequentemente reduções grandes são acompanhadas de enxertos spreaders e fratura dos ossos nasais.

Notar na foto de antes, a retração da margem da asa nasal resultando em maior exposição lateral. Foi realizado enxerto de margem alar para correção da deformidade.

Septoplastia Anterior

O septo nasal é a maior cartilagem do nariz e divide o nariz em duas cavidades. Esta cartilagem pode estar desviada do centro em algumas situações. Quando o desvio é posterior, pode apenas resultar em obstrução respiratória. Neste caso, a área desviada do septo pode ser removida

Quando o desvio é anterior, pode deixar a parte externa do nariz também desviado. Diversas técnicas são utilizadas para corrigir o desvio anterior do septo anterior e deixar o nariz simétrico. A combinação de todas as técnicas é chamada de septoplastia.

Redução de Base Nasal

A redução de base alar é bastante utilizado frequentemente em pacientes negros e asiáticos mas é uma técnica bastante utilizadas no Brasil em geral. Consiste em uma remoção de algum tecido da base do nariz e sutura. Pode ser realizada em combinação com um técnica de sutura chamada de plicatura de base, onde um fio é passado de lado a lado para estreitar a base do nariz.

Combinação de técnicas para definição de ponta e redução de base nasal. O paciente também foi submetido a cirurgia ortognática simultaneamente.

e-book: Rinoplastia

Baixe aqui