A perda dentária não resulta apenas em um espaço na sua arcada, mas também na perda de autoestima, perda da estética do sorriso e redução do potencial da sua mastigação.
Um único dente perdido pode resultar em uma grande alteração em toda sua arcada caso não seja substituído. Isso ocorre porque após a perda dentária, os dentes vizinhos caminham para o espaço vazio, alterando todo o encaixe dos dentes. Este processo é lento e resulta em uma alteração no posicionamento dos dentes ao longo dos anos. O novo encaixe formado na arcada será menos eficiente do que o anterior e o espaço do dente perdido não será totalmente fechado, predispondo ao acúmulo de alimentos e consequentemente cárie dentária ou problemas gengivais.
Além disso, os dentes e a mastigação estimulam os ossos maxilares a manterem seus volumes. Uma vez que um dente é perdido, o estímulo que normalmente é transmitido pelas raízes dentárias é removido e o osso é gradualmente perdido. Com o tempo, alterações estéticas podem acontecer, todas elas normalmente relacionadas à perda de volume facial e envelhecimento precoce. Quanto maior a perda dentária maior será a alteração facial.