Para alguns, o tratamento odontológico ainda é motivo de medo e ansiedade. Ansiedade esta, que faz com que diversas pessoas se privem dos benefícios, e de grande melhora na qualidade de vida, apenas por razões psicológicas.
A razão da ansiedade pode estar relacionada à experiências passadas desagradáveis que o próprio indivíduo experimentou ou que algum conhecido relatou, ou pode não ter nenhuma razão lógica como ocorre nas fobias.
Com o fim de se tornar os procedimentos odontológicos uma experiência tranquila e agradável para todos, a odontologia atual incorporou ao tratamento técnicas de controle de medo e ansiedade que tornaram os procedimentos mais bem aceitos, fazendo com que mesmo os pacientes mais ansiosos e fóbicos relatem excelentes experiências.
As técnicas de controle de ansiedade variam muito dependendo do grau de ansiedade do paciente e do procedimento que será realizado. Para procedimentos odontológicos simples, a grande maioria dos pacientes se sentem tranquilos apenas com uma conversa e uma boa música ao fundo. A experiência e segurança que o profissional passa também ajuda. As técnicas de controle de ansiedade são reservadas apenas para os mais ansiosos ou fóbicos.
Já a cirurgia de sisos ou de instalação de implantes traz maior grau de ansiedade, e desta forma, a menos que o paciente não deseje, algum tipo de sedação será realizado para promover a experiência mais agradável possível.