A rinoplastia é frequentemente associada a um processo artístico onde o cirurgião “esculpe” o nariz inspirado por seus conceitos artísticos de beleza. Embora em parte seja fantasia, realmente existem alguns cirurgiões que acreditam nesta filosofia artística e perpetuam esta ideia.
Consideramos que esta não é uma opção para resultados consistentes e previsíveis. Rinoplastia baseada em inspirações artísticas podem ter conceitos muito subjetivos e dependente da inspiração e humor do cirurgião no dia da cirurgia.
Embora a beleza realmente desperte nossas emoções, a estética facial vem sendo estudada objetivamente há séculos. Cada vez mais conhecemos os ângulos, projeções e larguras mais apropriados para cada tipo facial. Simulações digitais pré-operatórias auxiliam no diagnóstico e podem ser feitas em fotos de tamanho real para determinar de forma milimétrica os acrescimentos e decréscimos de tecido que serão necessários para chegar ao resultado ideal e de preferência do paciente.
Nós acreditamos em uma cirurgia objetiva, com planejamento extenso pré-operatório, baseado em conceitos estéticos já definidos e adaptados para cada tipo facial e auxiliado por simulações digitais. As manobras cirúrgicas utilizadas para cada caso devem ser registradas para futura comparação de resultados e análises críticas. Assim podemos evoluir e dar cada vez mais resultados previsíveis, estéticos e funcionais.